O QUE É A SNCT? Segundo o Minist é rio da Ci ê ncia, Tecnologia, Inova çã o e Comunica çã o (MCTIC), a Semana Nacional de Ci ê ncia e ...

SOBRE A SNCT

O QUE É A SNCT?

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT - foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004. Ela é realizada sempre no mês de outubro, sob a coordenação do MCTIC, por meio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC/SEPED), e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. O período oficial da 15ª SNCT vai de 15 a 21 de outubro de 2018.


QUEM PARTICIPA DA SNCT?

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), todas as pessoas interessadas podem participar das atividades da SNCT. Atualmente, colaboram com a realização deste grande evento as universidades e instituições de pesquisa; escolas públicas e privadas; institutos de ensino tecnológico, centros e museus de C&T; entidades científicas e tecnológicas; fundações de apoio à pesquisa; parques ambientais, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos; secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação; empresas públicas e privadas; meios de comunicação; órgãos governamentais; ONGs e outras entidades da sociedade civil.


QUAL O TEMA DESTE ANO?

“CIÊNCIA PARA A REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES

"Ciência para a redução das desigualdades foi o tema escolhido para a décima quinta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2018, que ocorrerá de 15 a 21 de outubro. A motivação para escolha baseia-se na Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas ONU, e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ODS, em particular o ODS 10 Redução das Desigualdades.
O tema da SNCT 2018 permite trazer à tona o debate acerca da contribuição das Ciências Sociais e Humanas para a redução das desigualdades no Brasil. Fomentar os usos sociais da Ciência e da Tecnologia permitirá ampliar as possibilidades de se combater a desigualdade social por meio da popularização e da divulgação da Ciência e da Tecnologia.
A utilização de resultados de pesquisas e de artefatos das Tecnologias Sociais e Assistivas, por exemplo, pode pavimentar um caminho robusto para reduzir a distância entre o conhecimento produzido e sua aplicação para melhoria da qualidade de vida. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que contou em 2017 com mais de 1.300 municípios participantes, pode contribuir para a disseminação e popularização de soluções para problemas cotidianos que impactam sobremaneira a vida da maioria da população brasileira, como por exemplo: metodologias simplificadas para armazenamento e reciclagem de água; células fotovoltaicas adesivas para geração de energia solar; tecnologias para habitação popular com material reciclado; cadeiras de rodas e jogos interativos adaptáveis; análise para gestão de conflitos urbanos, entre outras.
A interdisciplinaridade e a transversalidade na abordagem do tema da SNCT 2018 podem ser o diferencial para um projeto com grande impacto na sociedade brasileira, demonstrando que a popularização da ciência pode ser, de fato, utilizada como ferramenta para o alcance da melhoria de vida e do empoderamento da população.


QUEM COORDENA?

A coordenação nacional da SNCT é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência, da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento. Em cada estado, existem parceiros locais que podem orientar em como participar da SNCT.  A realização da Semana conta com a participação ativa de governos estaduais e municipais, de instituições de ensino e pesquisa, e de entidades ligadas à C&T de cada região. Muitos estados e municípios já criaram suas semanas estaduais ou municipais de C&T, articuladas com a SNCT.


ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS NA SNCT:

EXPOSIÇÃO DE CT&I: Apresentação de objetos materiais ou imateriais selecionados mediante um critério objetivo, com a finalidade de apresentar temas científicos para públicos gerais ou específicos, preferencialmente em local de grande confluência de público. Como forma de promover e facilitar a compreensão, podem ser realizadas ações mediadoras para a decodificação das exposições por parte do público visitante, como construção de painéis com textos e imagens, vídeos, sons, ações educativas, multimídias etc. Exemplos destas atividades podem ser: Tecnologias para promoção da saúde; Equoterapia; e Acessibilidade.
PORTAS ABERTAS: Nos “Dias de Portas Abertas” serão recebidos estudantes ou o público em geral, para a realização de atividades específicas, como visitas a acervos ou laboratórios, palestras, e outras atividades, visando divulgar a instituição.
SEMINÁRIO OU CICLO DE PALESTRAS: Sequência de palestras, mesas-redondas ou debates organizados em torno de assuntos relacionados à temática da SNCT, abertas à população em geral, e realizadas em locais de grande confluência de público. As palestras devem tratar de um mesmo tema, sob diferentes abordagens.
CONJUNTO DE OFICINAS DE CT&I: Evento que reúne um conjunto de cursos de livre acesso à população, com caráter de problematização, divulgação e socialização de aspectos  específicos da Ciência e Tecnologia.  Oficina de Libras é uma sugestão de atividade.
SHOW DE TALENTOS: Produção independente e apresentação de peça(s) que busca(m) favorecer a divulgação e a popularização da Ciência, como também despertar o interesse das pessoas sobre aspectos específicos da ciência e sua história. Exemplo: teatro, recital de poesias, músicas, etc.
MOSTRA DE VÍDEOS: Produção e exposição pública de vídeos, filmes e documentários sobre temáticas de Ciência Tecnologia e Inovação, em um ou mais locais.
MOSTRA DE CIÊNCIAS: Apresentação de trabalhos científicos de estudantes (em equipes ou individualmente) dos ensinos técnico, fundamental e médio, de escolas públicas e/ou privadas.

Fonte dos textos: http://snct.mctic.gov.br